sexta-feira, 17 de julho de 2009

Um novo jeito de Rapelar

Em meados de Junho, fui escalar na pedra da Quitinilha, próximo a Taquara, no Rio de Janeiro. Lá, junto com o Antônio, fomos apresentados pelo Felipe Dalorto, Guru da UEJ e o Guia da Cordada no dia, à uma nova forma de rapelar. Ele aprendeu este novo jeito em salinas, num curso que teve de Big Wall.

Achei bastante interessante e fui estudar um pouco esta nova Técnica e descobri que a Petzl (bam bam bam dos Equipos) RECOMENDAVA, em seu ótimo catalogo de produtos, a aplicação da técnica. Descobri, támbem, um video do Davi Marski sobre o tema.

Vamos à Técnica:

Estando ancorado a parada por uma Solteira, Fita Tubular ou Daisy Chain (ATENÇÃO: estes devem estar laçados a parte superior e inferior, não ao Loop do Baudrier), com a corda ja passada e pronta para o rapel, monte o Back-Up, usando o Nó Machard, preso ao Loop.

Montando o Back-Up primeiro, você fica com a corda mais “leve” para montar o freio. Puxe um pouco a corda para fazer uma pequena barriga entre o Back-Up e a parada. Monte o freio abaixo do nó da solteira ou em uma das alças da Daisy Chain (preferencialmente no meio). Desmonte a ancoragem e desça segurando pelo Back-Up e a corda abaixo do mesmo. MUITO BOM !!!

3 comentários:

André Rodrigues disse...

Na verdade esta não é uma técnica tão nova... E é uma variação do prussick na perna do Baudrier. E a Petzl já tem esta técnica há um bom tempo em seus catalógos, mas é uma informação muito útil, pois aumenta a segurança no rappel. E recomendo a todos usarem um backup principalmente em paredes negativas ou 90 graus.

davi marski disse...

Fabio, se der, coloque um link para a minha pagina (do site) onde tem o blablabla e os videozinhos em questao.

Abs e boas escaladas,

Davi Marski

Anônimo disse...

Davi

Editei o Post e coloquei o link para seu Site.

Valeu pela Visita