sexta-feira, 3 de julho de 2009

Rapel utilizando o Gi-Gi

Outra função pouco explorada do Gi-Gi é o seu uso como freio para rapel. Podendo ser utilizado em rapéis de corda com duas pontas ou duas cordas de mesmo diametro.

Utilizando cordas acima de 10 mm de diametro usar, no mínimo, um mosquetão (A), porém, caso utilize corda com diametro inferior a 10 mm, recomenda-se utilizar dois mosquetões (B). Fica a criterio do montanhista utilizar mais mosquetões do q o minimo estipulado.

Para o Rapel não utilizamos a face com a Costela e sim a parte lisa, atenção ao montar o Gi-Gi

Realizei alguns poucos testes de rapel com cordas de diferentes diametros e notei que a blocagem é razoavelmente boa, NA MINHA opinião. Caso o montanhista se sinta seguro, pode tentar executar esta ação, mas recomendo que faça em alturas minimas, apenas para testes (assim como eu fiz).

1 comentários:

André Funari disse...

Olá Inox, blz???
Já estou com meu Gigi, vou fazer uns videos com ele, ai eu te mando!

É um freio muito fera, com muitas outras aplicações, só que todo mundo fala: "não, não é para escalada", "o que você vai fazer com ele?".

Mas no final das contas ele é um freio muito leve, 68g, versátil, como podemos ver nos seus posts, e muito barato.

Valeu ai!!
Abraços, Funari.