segunda-feira, 29 de junho de 2009

Segurança para o Guia com o Gi-Gi ??? Possivel

Apesar de não ter sido desenvolvido para este fim, é possível dar segurança ao Guia da Cordada usando o Gi-Gi em vias clássicas e/ou esportivas.

É uma manobra delicada que requer muita prática e treinamento.

Por enquanto não postarei detalhes sobre como executar a técnica, apenas uma imagem e garantir que é possivel, mas não recomendado. Apenas faço este post no intuito de demonstrar a versatilidade do Gi-Gi.
MUITO CUIDADO QUANDO ESTIVER UTILIZANDO ESTA TÉCNICA, apesar de estar descrita como possível pelo fabricante ele mesmo deixa claro que é uma técnica para quem possui HABILIDADE e FORMAÇÃO para executá-la.

domingo, 28 de junho de 2009

Dois "Segundos" Simultaneamente ? Gi-Gi !!!

Pode parecer impossivel, mas com um equipemento simples e leve podemos, em uma cordada de três em A, subir os dois "Segundos" da cordada ao mesmo tempo.

O Guia da Cordada deve montar de forma que a Costela do Gi-Gi fique para fora e passar as cordas da mesma forma como faria se fosse para
apenas um "Segundo". MUITA ATENÇÃO SEMPRE NESSA ETAPA.

Mesmo usando cordas de diametro diferente, a Costela do Gi-Gi efetua uma força individual para cada corda. A queda de um Segundo não impede
que o outro prossiga livremente. Por isso a importancia da Costela voltada para fora.
Quando a Corda for bloqueada, se necessário, o Segundo que foi Blocado pode ser baixado "bombeando" para cima e para baixo o Mosquetão (trabalha melhor usando mosquetões com face plaina).

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Gi-Gi – Segurança ao Segundo da Cordada

Com o Gi-Gi preso na ancoragem (equalização), passar uma dobra da corda, entrando pela parte lisa e saindo pela parte com costela. Por dentro desta dobra coloca-se um mosquetão. Verifique a corda que dara a segurança, a qual você deverá segurar, e a corda que vai ao Segundo da Cordada.

Utilize apenas mosquetões com rosca para operar o Gi-Gi.
Atenção
Quando for utilizar cordas com diametro inferior a 10mm, fazer com que o Gi-Gi fique por dentro do Mosquetão.


O Levissimo e Multifunção Gi-Gi

As aparencias enganam. O Levissimo, Barato e Simplérrimo Gi-Gi é uma grande ferramenta.

Não sei se a maioria dos escaladores o conhecem mas eu me surpreendi pela versatilidade do Gi-Gi.

Estarei usando os próximos post para falar de algumas funções dele, recomendadas pelo fabricante, qualquer coisas ver no site da Kong.